Duarte e Companhia

quarta-feira, 25 de julho de 2007 ·

Há muitos, muitos anos, surgiu uma série televisiva na RTP que revolucionou o panorama de programas nacionais. Estamos a falar evidentemente de Duarte e Companhia e o Season One só poderia ser inaugurado por uma série nacional, que marcou gerações.

Duarte & Companhia foi uma série de comédia, cuja acção se centrava nas aventuras de uma dupla de detectives que tinham como veículo um Citroën 2CV, e que inevitavelmente provocavam conflitos com os agentes da polícia. Foi um misto de humor e policial, que cativou uma audiência nada habituada a ter produção nacional em televisão, tal como acontece hoje.
Foi uma produção que apresentou histórias rocambolescas, cenas de perseguição espectaculares, gags hilariantes e interpretações excelentes de alguns actores.
Durante 50 minutos não se pensava noutra coisa. Como pode haver criatura tão malévola como Lúcifer? E que fará Átila quando descobrir que o seu imenso poder pode estar ameaçado?
Não há memória de uma série que tenha cativado tanta audiência e que ainda hoje as pessoas se lembrem. Recordemos que a série teve início em 1985 e terminou em 1989. Portanto, faz mais de duas décadas que se estreou… É muito tempo!

Nos últimos anos chegou-se ao ponto de se criar uma petição, sugerindo a edição da série em DVD, a qual a RTP acedeu. Foi editada a primeira série em DVD (correspondente a seis episódios) em 2005 e no ano seguinte, foi a vez da segunda e terceira série serem lançadas.




Alguns actores:
António Assunção como Tó
Rui Mendes como Duarte (protagonista)
Paula Mora como Secretária Joaninha
Canto e Castro como Professor Ventura
Frederico Chiong como Chinês
Fernanda Coimbra como Sogra
Baptista Fernandes como Mentor
Guilherme Filipe como Lúcifer
Constantino Guimarães como Tino
Alberto Quaresma como Albertini
Antonino Solmer como Vilão
Luís Vicente como Atila
António Rocha como Rocha

NOTA: esta série foi feita com poucos recursos e, aqui fica um elemento interessante: alguns dos actores estavam ligados à própria produção do programa. Basta conferir os nomes de determinados actores (sobretudo os elementos dos gangs, Rocha, Japonês, etc.) e ver que esse actor também era técnico de som ou operador de câmara.
























Não podia faltar o fantástico Citroën 2CV





3 comentários:

Moby disse...
7/25/2007 05:10:00 da tarde  

Belíssima série... dificilmente quem a acompanhou não se ri a rever estas fotos...
"Eu não sêle chinês... eu sêle japonês!"

ah ah ah ah ah !

Excelente!

spring disse...
7/25/2007 10:35:00 da tarde  

olá dyn@!
parabéns pelo blogue, iremos passando por aqui, porque nós também somos fans de séries:)
beijinhos
paula e rui lima

Anónimo disse...
7/26/2007 01:01:00 da tarde  

Parabéns pelo blogue.
Claro que passarei regularmente.

Powered By Blogger