Recordando - Esquadrão Classe A ou Soldados da Fortuna I/III

terça-feira, 14 de outubro de 2008 ·

Quem é que não se lembra deste adorável grupo de fugitivos que praticava o bem?

A série começava com a seguinte narração:

"Em 1972 uma unidade especial das forças armadas foi condenada no tribunal militar por um crime que não cometeu. Esses soldados logo conseguiram escapar da prisão de segurança máxima, estabelecendo-se clandestinamente em Los Angeles. Hoje, procurados pelo governo, eles sobrevivem como soldados da fortuna. Se tiver um problema, se mais ninguém o puder ajudar e, se os conseguir contactar, então talvez possa contratar o ESQUADRÃO CLASSE A".


Sinopse: A-Team (Esquadrão Classe A ou Soldados da Fortuna) era uma série de acção e aventuras apresentada nos Estados Unidos pelo canal NBC, entre 1983 e 1987. O nome do grupo era na verdade a abreviatura para "Alpha-Team" (Equipa Alpha).

Tudo começou quando o coronel John "Hannibal" Smith e o seu esquadrão, após servirem na Guerra do Vietname, são presos por assaltar o Banco Central daquele país. Apesar de inocentes, pois tinham seguido ordens superiores, são julgados e enviados para uma prisão nos Estados Unidos. Sem conseguir provar a sua inocência e perseguidos pelo exército, eles conseguem fugir e formam assim o Esquadrão Classe A, uma tropa de mercenários, que passa a alugar os seus serviços de protecção a quem necessitar.

Os episódios quase sempre iniciavam quando o esquadrão era contratado por um cliente, para realizar tarefas difíceis e de perigo como resgate, enfrentar gangues ou coisas do género. O humor ficava por conta de B.A. que tinha pavor de andar de avião ou quando Murdock era resgatado de algum hospital (recordaremos as personagens num futuro post). Quando eles eram capturados ou surgiam as forças armadas americanas, eles geralmente conseguiam escapar usando explosivos ou mostrando um excelente trabalho de equipa.

Nas missões, geralmente quem contratava o Esquadrão tinha o primeiro contacto com um velhinho (Hannibal disfarçado) numa lavandaria de Los Angeles, que marcava o encontro com o restante do grupo, onde a missão era apresentada.

Daí em diante, eles apagavam o B. A. para voarem, provocavam os adversários, colocavam escutas, construíam veículos e equipamentos extraordinários, disfarçavam-se e envolviam-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.

O crime que eles não cometeram
A história do assalto ao banco vai aparecendo aos poucos ao longo dos episódios.
Já no final da guerra do Vietname, o Esquadrão recebe do Coronel Morrison a missão de assaltar o banco de Hanói, com a esperança de ajudar a guerra a chegar ao fim.
Ao voltarem 4 dias depois do fim da guerra para a base, encontram o quartel general queimado e o Coronel Morrison e todos os oficiais assassinados por VietCongs.
Como não haviam provas de que eles estavam cumprindo ordens militares, o exército manda-os para a prisão de Fort Bragg.

0 comentários:

Powered By Blogger